O PODER DA DANÇA
A dança é usada há séculos, em diferentes culturas (mesmo antes de se chamar “dança”). Ela sempre fez parte de movimentos de cura do ser humano, das suas celebrações, dos seus rituais.
Podemos, por isso, dizer com segurança que a dança tem um poder curativo. Talvez também possamos dizer que nascemos para dançar. Para nós o movimento é um instinto natural - pensa em como as crianças gingam o corpo mal ouvem música.
Mas… também podemos dizer com igual segurança, que – como em muitas outras áreas da nossa existência – começamos desde cedo a bloquear essa tendência natural, essa capacidade de responder aos estímulos da música com um movimento natural e saudável do corpo. Sufocamos esse movimento. Inibimo-lo!
Muitos precisam de beber álcool para se soltar, depois arrependem-se “pela figura que fizeram” (dizem eles, pois os bloqueios e a censura do ego voltam ao de cima quando voltam a colocar os filtros da mente).
A dança em geral – e o chakradance em particular – permite soltar as emoções e bloqueios de um corpo preso e rígido cheio de tensões acumuladas. Vamos dançar e libertar?!