Hipnoterapia
“A mente consciente é o escravo da mente inconsciente”. - (Milton Erickson)
O que acontece quando estamos no estado de hipnose?
A hipnoterapia (ou hipnose clínica), é uma abordagem terapêutica que utiliza a hipnose como ferramenta para comunicar diretamente com a mente subconsciente do cliente, levando-o a uma atenção concentrada e a uma consciência periférica reduzida.
Para que isso possa acontecer, o terapeuta induz a pessoa a um estado de relaxamento muito profundo, chamado de estado ampliado de consciência. É neste estado que as sugestões do terapeuta são mais facilmente aceites pelo subconsciente da pessoa.
Como acontece isto? A pessoa é convidada a fechar os olhos, a ficar confortável, e o terapeuta vai dizendo um conjunto palavras/sugestões distraindo-a de fatores de distração ou de estímulos externos. E assim a pessoa vai relaxando cada vez mais, até entrar num estado de relaxamento muito profundo, sem que no entanto esteja a dormir. Ela está sempre consciente, está sempre no controlo, está sempre acordada. Muitas vezes poderá não se lembrar do que foi dito durante a terapia, ou ter uma sensação de um vai-vem semelhante ao sono, mas não está a dormir.
Todos nós passamos por um estado de transe natural várias vezes ao dia sem que tenhamos essa consciência quando, por exemplo, estamos muito absorvidos numa leitura, a ver um filme ou a “sonhar acordados”.
No estado ampliado de consciência, o fator crítico da mente consciente fica baixo e é possível comunicar diretamente com o subconsciente, levando a pessoa a alterar os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos de dentro para fora. Ao longo do processo da comunicação com o subconsciente será possível perceber e ultrapassar, o que condiciona negativamente a pessoa, ajudando-a a alcançar uma vida emocional mais livre, saudável e equilibrada.
A hipnose clínica é eficaz no tratamento de diversas patologias, tanto físicas quanto mentais. Através dela pode-se sugestionar o subconsciente a criar um novo padrão mental, possibilitando inúmeras reprogramações mentais, nomeadamente largar um vício, emagrecer, diminuir o stress e ansiedade, tratar depressão, sintomas da síndrome do pânico e até diminuir dores de doenças autoimunes, como a esclerose múltipla.
A hipnoterapia atinge resultados de forma rápida, em que 93% dos pacientes recuperam positivamente após 6 sessões. Nas primeiras 4 sessões, o paciente passa de um estado emocional negativo, para um estado emocional positivo. Nas seguintes sessões, depois de equilibrado emocionalmente, passa-se à consolidação do processo de autoconsciência e de cura emocional orientada.
Seja qual for o desafio que a vida lhe trouxe neste momento, esta técnica pote ajudar-te a encontrar a paz e a felicidade que mereces.