Como começou o meu caminho
Mais do que qualquer outra coisa, sou um ser humano que teima em acreditar que as pessoas podem fazer acontecer a vida que sonham. Eu sou a prova disso.
Como seria possível passar pela vida sem me colocar ao serviço para ajudar a passar esta mensagem a quem busca ser mais feliz?
Quando recuo alguns (muitos) anos para trás, vejo uma pessoa muito diferente do que sou hoje. Por vezes não me reconheço nessa parte de mim.
Era mulher jovem, sem rumo e sem foco. Tinha um emprego que não me preenchia, pouca saúde nos relacionamentos, medo da vida, bloqueios emocionais, sofria de fraca autoestima e de desvalorização pessoal. Mais do que isso… não me permitia ter sonhos! Aconcheguei-me na aceitação de que não merecia mais do que era e do que tinha. Muitos me diziam “a vida é assim…” (quem já não ouviu esta frase?). Sempre tive alguma resistência em me conformar com essa ideia, mas ainda assim… quase que desisti de mim. De sonhar. De acreditar.
Até que um dia encontrei uma alma que me abriu os olhos para um outro caminho. O caminho do autoconhecimento. O caminho da descoberta espiritual. Do trabalho pessoal interior. Quando penso nisso, percebo que esse caminho já estava dentro de mim, mas as minhas escolhas da altura fizeram-me desviar dessa busca.
Fui derretendo camadas de gelo, fui tirando máscaras, fui ganhando perceção da amálgama interna em que me tinha deitado ao longo de anos. E – abreviando uma longa história – cheguei ao ponto em que, após muitas transformações, comecei a ver a vida como algo mágico. Comecei a “elevar” o olhar e a colocar um entendimento novo em relação aos desafios que iam surgindo (em vez de reclamar e lamentar).
Continuo em estudo permanente do ser humano. Da alma que existe por detrás da cada rosto, e que muitas vezes grita lá do alto por atenção, cuidado e nutrição. De cada coração que se fecha por falta de receber amor, e por medo de o dar.
Não me faria sentido continuar outro caminho que não fosse tornar-me terapeuta e facilitadora na área do desenvolvimento pessoal e espiritual. Senti desde cedo o apelo de ajudar outras pessoas que também querem transformar-se a si próprias e passar a caminhar num trilho de vida mais iluminado e prazeroso.
Comecei como terapeuta e facilitadora em 2009 e desde aí o meu trabalho foi tomando forma e sofrendo inovações e alterações à medida que eu própria me modificava e sentia necessidade de ajustar o rumo. E assim continua.
Uso como técnicas terapêuticas de trabalho, Psicoterapia sistémica, Constelações Familiares, Hipnoterapia, Círculos de cura, e ChakraDance, aplicando várias dinâmicas vivenciais, individuais e em grupo. Cada sessão, cada partilha, cada terapia, cada estudo, são pérolas que vou colhendo ao longo do caminho e que, ao longo dos anos, me têm amadurecido e ensinado a colocar-me em maior coerência com o fluxo da vida.
É por isso que, em cada palavra que digo nas sessões, me revejo na minha história pessoal como a prova viva do meu próprio trabalho. E é também por isso, e só por isso, que aqui estou. Para que outros possam embrenhar-se no seu trabalho pessoal e sentir a diferença nas suas vidas. Não prometo curas, não vendo ilusões. Quem me conhece sabe que disponibilizo as “ferramentas” que estão ao meu alcance para que cada um possa buscar em si, o resgate da sua própria força interior, e com ela tomar um novo rumo e seguir numa nova vida.
É um trabalho para todos, mas nem todos o abraçam. Só quem REALMENTE quer, entra - e permanece - neste fascinante caminho de uma profunda e plena atenção a si mesmo e à vida. É condição essencial estar disposto(a) a entrar nesta jornada em (auto)compromisso.
Testemunhos: