Trauma… e a Hipnoterapia
Tomemos o caso de uma pessoa que viveu uma situação traumática, ou seja, uma situação que lhe causou uma experiência stressante à qual não pode ou não conseguiu reagir ou defender-se na altura.
Imaginemos que essa situação continua a ensombrar muitos dos seus comportamentos através de memórias dolorosas e incapacitantes. Em alguns casos a pessoa pode mesmo não conseguir associar claramente o seu comportamento ao evento mas, ainda assim, percebe que algo condiciona a sua qualidade de vida em determinadas áreas e em certas situações.
Percebe que certas situações lhe causam um grau de stress, medo ou tensão que não consegue explicar nem controlar.
Em casos como o deste exemplo, ou idênticos, o tratamento pela hipnoterapia tem-se mostrado bastante eficaz pois, com o devido acompanhamento, a pessoa consegue chegar ao evento traumático e às condições nele vividas. Sem ter que sentir dor.
Consegue resolver o trauma dentro de si, alterando as memórias emocionais associadas, ou seja, ressignificando-o.
Quer isto dizer que a pessoa passará a ter consciência do que lhe causava stress, contudo a memória associada a esse evento já não a afeta.
Dessa forma, e com esse novo olhar, passará sentir-se mais leve e liberta de pesos que não tem que carregar, porque pertencem ao passado... É no passado que devem ficar.
Se sofre de algo que lhe causa este tipo de sintomas, proponha-se procurar ajuda através da hipnoterapia.