Expansão da consciência… de que se trata?
O uso do termo “expansão de consciência” ainda causa, hoje em dia, algumas questões. Muitos são transportados para algo transcendente, para além do humano... Será?
Afinal o que é expandir a consciência? O que é que isso implica para cada um de nós? De que se trata concretamente?
Na realidade, expandir a consciência não é mais do que aumentar a nossa compreensão acerca de nós próprios e do mundo à nossa volta. Ou seja, de aumentar a percepção do universo onde estamos inseridos, e da nossa própria conexão com ele.
Para aprofundar essa percepção, é necessária uma maior atenção aos nossos processos internos, que pode ser desenvolvida a partir de questões como “quem somos? O que sentimos? Como são os nossos comportamentos face aos desafios da vida? O que faz com que sejam de uma forma e não de outra? De onde vieram os nossos padrões de vida, e em que ponto as nossas emoções nos bloqueiam? Até que ponto tudo isso trava ou impulsiona o nosso fluxo na vida, os nossos relacionamentos, a nossa abundância, a nossa criatividade? O que podemos fazer? Como?
Todas estas, e outras questões, não são mais do que vias de acesso para o nosso interior. Para aumentar o nosso autoconhecimento. Através desse conhecimento de nós próprios, e da forma como nos conectamos com os outros e com a vida em geral, iremos conseguindo criar caminhos mais profundos de conexão com o Divino. Iremos gradualmente desenvolver uma maior clareza, compreensão, aceitação, gratidão e compaixão em relação à teia em que nos movimentamos. Iremos gradualmente entender como tudo se interliga, e ser capazes de acreditar nas nossas potencialidades; de investir no nosso desenvolvimento através do trabalho interior e do amor.
Como se faz tudo isso? Como se alcança o conhecimento profundo desse imenso mundo oculto dentro de nós? Do iceberg submerso do nosso subconsciente? Não é imediato. Não é fácil. É um processo interminável que vai trazendo frutos à medida que vamos caminhando e evoluindo. Acreditem que é um caminho que tem tanto de longo quanto de fascinante. À medida que expandimos a nossa consciência, vamos sentindo que não temos estado a trabalhar (em nós) em vão. Que a vida se ilumina. Que nós nos iluminamos à medida que vamos extraindo sombras de dentro.
Existem várias técnicas e práticas apropriadas para facilitar este trabalho tão fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal, e para melhorar a nossa qualidade de vida.
Nessas práticas incluem-se a meditação, yoga, hipnoterapia, transmissões energéticas, participação em diversas dinâmicas espirituais individuais ou de grupo, técnicas de respiração, constelações familiares, terapias de movimento, arteterapia, terapias holísticas e tantas outras ferramentas. Apenas há que filtrar o que interessa e o que não interessa em cada momento. A credibilidade e a seriedade do trabalho que é feito. Dar um passo de cada vez respeitando o curso do próprio amadurecimento espiritual, mental e emocional.